Produções originais do YouTube serão gratuitas em 2019

A partir de 2019, as produções originais do YouTube estarão disponíveis para todos os usuários, mesmo que eles não sejam assinantes da plataforma. Foi o que a empresa anunciou nesta semana, no que chamou de nova fase de sua estratégia de conteúdo, voltada a levar seus shows próprios para uma nova audiência e aumentar o rol de opções disponíveis para anunciantes.
Como essa fala indica, as séries, filmes e documentários da plataforma poderão ser assistidas gratuitamente, com propagandas, como acontece hoje com os outros clipes da plataforma. Até o momento, é preciso uma assinatura do YouTube Premium para ter acesso ao conteúdo; no Brasil, a mensalidade custa R$ 20,90, sendo que o primeiro mês é gratuito. Além das produções, o usuário pode fazer download dos vídeos em dispositivos móveis e assistir a tudo sem ser interrompido por anúncios.
Há quem diga que a mudança tem a ver com números abaixo do esperado em produções de destaque e a baixa tração de outros shows que deveriam ter mais adesão. É o caso, por exemplo, de Cobra Kai, seriado que serve como uma continuação para a saga Karate Kid, mas pelos olhos de Johnny Lawrence (Ralph Macchio), ou documentários sobre a vida de astros da música como Demi Lovato e Lindsey Stirling.
Essa afirmação, entretanto, não é apoiada por números, mas só porque o YouTube não os divulga. A empresa ainda não falou no número de assinantes de seus serviços premium nem sobre o orçamento de suas produções originais, um investimento que seria de algumas centenas de milhões de dólares, enquanto o da concorrência, como Netflix e Amazon, ultrapassaria a casa dos bilhões. Os passos ainda são lentos, mas ao abrir as produções para mais gente, a Google tenta acelerar um pouco as coisas.
As produções começam a ser liberadas gratuitamente aos poucos e a ideia é que todas estejam disponíveis com propagandas até 2020. Algumas passarão por um regime especial, podendo ser vistas primeiro pelos assinantes, como é o caso da segunda temporada de Cobra Kai. Eles também terão acesso a conteúdos exclusivos.
O YouTube Premium chegou recentemente ao Brasil, enquanto as produções originais podiam ser acessadas desde sempre por aqui, apesar de não ser possível realizar a assinatura por meios convencionais. A mudança nas políticas, é claro, também vale para o nosso país, mas a Google não revelou um calendário específico de liberações de conteúdo.
De Jogador 013
Ver Completo

Post a Comment