Polícia recupera TV furtada após rastrear acessos à Netflix

Uma smart TV furtava foi recuperada pela Polícia Civil após o rastreamento dos acessos feitos à Netflix. O caso aconteceu no sertão paraibano, onde um homem de 31 anos foi preso por receptação após ter seu IP rastreado a partir de dados fornecidos no painel de controle do próprio serviço de streaming.
O roubo aconteceu no dia 18, na cidade de Patos, quando a vítima, não identificada, voltou de viagem e encontrou sua casa arrombada, com o aparelho de TV e outros objetos furtados. Ao longo dos dias seguintes, percebeu que sua conta da Netflix estava sendo utilizada a partir do televisor e voltou a acionar a polícia. As autoridades também contaram com a ajuda de uma operadora de internet para localizar o endereço relacionado ao IP registrado no perfil.
A prisão aconteceu na última sexta-feira (23) em Nova Olinda, a mais de 100 km do local do roubo. Além da smart TV, uma arma de fogo também foi apreendida. Um homem de 31 anos foi preso e acusado de receptação e posse ilegal de arma de fogo. Ele disse ter adquirido o aparelho em uma feira de trocas no município de Campina Grande e que não conhecia o vendedor.
A polícia está investigando se o acusado é também o responsável pela invasão à residência da vítima e sua ligação com outros casos. A arma encontrada com ele, por exemplo, pertence a uma empresa de segurança e foi roubada durante o assalto a uma agência bancária da cidade de São Bento do Una, em Pernambuco, juntamente com um colete à prova de balas.
Comentários sobre possibilidades desse tipo não faltam na internet. Basta uma busca para descobrir diversos comentários, principalmente em fóruns, sobre vítimas falando sobre a possibilidade de chegar aos bandidos por meio do histórico de acessos feitos a serviços como Netflix e YouTube a partir dos aparelhos roubados. Casos como este, em que a posse de tais dados leva à prisão de suspeitos, entretanto, parecem ser raros.
Sendo assim, é importante lembrar que, no caso de roubo de um produto desse tipo, é importante realizar a desconexão remota de sua conta nos aparelhos que não estão mais sob seu poder. Como na maioria dos casos não é possível recuperar o equipamento, o ideal é garantir que, pelo menos, as informações pessoais não caiam em mãos erradas, sujeitando a vítima à prática de novos crimes.
De Jogador 013
Ver Completo

Post a Comment