Corning está trabalhando em versão flexível do Gorilla Glass

A Corning confirmou que já está trabalhando na versão flexível do Gorilla Glass, tela de vidro resistente que está à frente dos iPhones e outros dispositivos com sistema operacional Android. De acordo com a companhia, os trabalhos em andamento devem culminar no lançamento dos primeiros produtos com a tecnologia em um espaço de dois anos.

De acordo com John Bayne, diretor geral da Corning, um dos principais desafios é criar um material que seja, ao mesmo tempo, fino o bastante para ser flexível, mas também garanta a resistência que é sua marca registrada. De acordo com a companhia, o trabalho acontece com painéis de vidro de 0,1 mm, o que permitiria um raio de dobra máximo de 3 a 5 milímetros. Com isso, os aparelhos com displays flexíveis teriam entre 6 mm e 10 mm com a tela fechada.

O desenvolvimento também exigiu uma abordagem diferente da Corning, que já tem uma solução dobrável no mercado. O chamado Willow Glass pode ser até mesmo enrolado como um tubo, com a resistência necessária, mas seu processo envolve a cobertura em uma solução salina que corroeria os transistores e componentes que precisam estar ligados à tela de um smartphone, tornando sua utilização impraticável para o mercado mobile.

Por isso, a companhia decidiu seguir por uma trajetória citada por Bayne como um desafio às leis da física. Para garantir uma dobra maior, o material precisa ser fino, mas quanto menor, mais frágil ele se torna. Entretanto, a Corning acredita ter chegado a um bom equilíbrio entre esses dois parâmetros e já pensa na aplicação prática dessa tecnologia.

A empresa conta com um grande investimento, principalmente, da Apple, em mais uma de tantas demonstrações de que a empresa está pensando, já há alguns anos, nos displays flexíveis. A Maçã colocou, em 2017, US$ 200 milhões em investimentos na Corning para o desenvolvimento do material, além de ter registrado patentes relacionadas a novas usabilidades e conceitos relacionados a ele.

Além da Apple, uma de suas principais clientes, a Corning também fornece o Gorilla Glass para fabricantes como Samsung, Oppo e Xiaomi. Ao falar sobre sua versão dobrável, entretanto, a empresa não disse quem seriam os principais interessados nela, mas é fácil imaginar que tais nomes estariam entre os principais nesse quesito.

Corning está trabalhando em versão flexível do Gorilla Glass Corning está trabalhando em versão flexível do Gorilla Glass Reviewed by Rosiel Victor on março 05, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário