Apple tenta impedir que partido político da Noruega registre logo de maçã
A Apple não ficou nada feliz quando um partido político norueguês decidiu patentear um logo em formato de maçã. A gigante de Cupertino se opôs ao registro de marca do Partido do Progresso (Fremskrittspartiet, ou FrP) alegando a semelhança entre os símbolos.
No documento, apresentado no fim do mês passado ao Escritório de Propriedade Industrial da Noruega, a Apple diz que a marca do partido poderia ser confundida com versões anteriores de sua identidade visual. Não é comum que a Apple entre em discussões que envolvem logos, mas é provável que a empresa queira refutar qualquer associação com o FrP, partido de direita conhecido por defender políticas anti-imigração.
O FrP apresentou uma patente com sua marca em novembro do ano passado. No desenho, a letra "F" cortada aparece centralizada na fruta que também acompanha uma folha verde. Ao contrário da Apple, a maçã não está mordida.
A gigante de tecnologia tem ao seu lado a legislação de Marcas Comerciais da Noruega, que proíbe logos que se "assemelham ou incorporam elementos de marcas bem-sucedidas e estabelecidas".
A Apple ainda planeja reunir uma série de documentos para fortalecer o seu caso. O FrP tem até o fim do mês para apresentar uma objeção – o partido pretendia usar o logo em redes sociais, materiais impressos, roupas e brinquedos. No site do partido, entretanto, a marca já é utilizada.
Post a Comment