Deadmau5 deleta canal na Twitch após suspensão por homofobia

O DJ e produtor canadense Deadmau5 anunciou que está deixando a Twitch. Em comunicado publicado no Reddit, o músico acusou a empresa de ter “padrões duplos” quanto a insultos proferidos durante transmissões ao vivo e atitudes de seus produtores de conteúdo parceiros e que não vai tolerar comportamentos desse tipo. Ele deletou seu canal, que acumulava mais de 500 mil seguidores.

O DJ, cujo nome verdadeiro é Joel Thomas Zimmerman, teve sucesso na plataforma com transmissões de jogos competitivos como Fortnite e PlayerUnknown’s Battlegrounds. Foi justamente durante uma partida de PUBG, no último final de semana, que a polêmica começou: o músico usou insultos homofóbicos para xingar um outro jogador que atirava contra ele, acusando-o de estar realizando “stream sniping”, uma prática em que usuários perseguem o apresentador de um gameplay a partir das imagens do próprio vídeo com o intuito de prejudicar a jogatina.

O caso foi ganhando corpo depois que diferentes usuários isolaram o clipe com o insulto, enquanto órgãos da imprensa especializada começavam a falar sobre o caso. A polêmica levou à aplicação de uma suspensão de 30 dias sobre o canal de Deadmau5, que ficou impedido de realizar transmissões ao vivo durante o período. O músico, entretanto, disse que não vai voltar.

No comunicado, ele pede desculpas aos fãs pela decisão e diz saber que a Twitch era uma ótima plataforma para diversão e interação. Ele também elogiou a empresa por parcerias comerciais realizadas ao longo de sua jornada ali, mas disse não ser mais capaz de tolerar os chamados “padrões duplos” de moderação que levaram ao que chamou de censura e sua posterior suspensão.

Falando especificamente sobre o xingamento, Deadmau5 negou ter sido homofóbico e afirmou que sua intenção era “insultar um babaca que estava sendo um babaca” e não ofender todo um grupo de pessoas. O músico não pediu desculpas, afirmando saber quem é e o que disse, por isso afirmou não precisar se defender das acusações sobre algo que acredita jamais ter feito.

O músico ainda fez uma crítica aos veículos que falaram sobre a história, categorizando-os como pessoas que “ficam olhando o monitor e assistindo a vídeos esperando alguém ficar nervoso, para que gere alguns cliques”. O DJ disse também que o insulto foi proferido no calor do momento e que não se importa com aqueles que pensam qualquer coisa diferente disso.

Os termos de uso da Twitch proíbem o que a empresa chamada de “conduta odiosa”, um conceito que abrange insultos relacionados a raça, gênero, opção sexual e outros. Foi justamente o caso do músico, que também recebeu a suspensão usual de 30 dias para contas que incorrerem nesse tipo de comportamento pela primeira vez. Reincidências podem levar ao banimento completo do perfil.

Quando contatada, a Twitch afirmou não comentar sobre atitudes e atividades de contas individuais devido a questões de privacidade. No momento em que esta reportagem é escrita, o canal de Deadmau5 já se encontra indisponível. A publicação original no Reddit também foi deletada pelo DJ.

Deadmau5 deleta canal na Twitch após suspensão por homofobia Deadmau5 deleta canal na Twitch após suspensão por homofobia Reviewed by Rosiel Victor on fevereiro 14, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário