Funcionários do Facebook são flagrados avaliando smart display Portal na Amazon

No ano passado, o Facebook lançou o seu smart display, o Portal, e parece que algumas pessoas relacionadas à companhia estão optando por formas não muito justas para divulgar a novidade. Em avaliações na loja virtual da Amazon, os próprios funcionários do Facebook estão deixando comentários sobre o produto, avaliando-os positivamente como se fossem compradores satisfeitos.
Quem fez o flagra foi Kevin Roose, colunista de tecnologia, que postou a descoberta em seu Twitter pessoal. "Falando em comportamento coordenado não autêntico, quais são as chances de que todos esses revisores de cinco estrelas do Portal do Facebook na Amazon tenham os mesmos nomes que funcionários do Facebook?", disse o colunista, que também postou capturas de tela com três exemplos comprovando o fato.
Speaking of coordinated inauthentic behavior, what are the odds that all these 5-star Facebook Portal reviewers on Amazon just happen to have the same names as Facebook employees? pic.twitter.com/bF7U8Fj5kN
— Kevin Roose (@kevinroose) 17 de janeiro de 2019
Realmente, como sugeriu Roose, não se trata de uma coincidência, mas segundo Andrew "Boz" Bosworth, executivo do setor do Facebook, a empresa não encorajou este comportamento. "Nem coordenado, nem dirigido pela empresa. De um post interno no lançamento (do Portal): 'Nós, inequivocadamente, não queremos que os funcionários do Facebook se envolvam em deixar comentários sobre os produtos que vendemos para a Amazon. Pedimos que eles cancelem", respondeu Boz ao tweet de Roose.
neither coordinated nor directed from the company. From an internal post at the launch: “We, unequivocally, DO NOT want Facebook employees to engage in leaving reviews for the products that we sell to Amazon.” We will ask them to take down.
— Boz (@boztank) 17 de janeiro de 2019
As regras da Amazon são claras quanto a esta prática, afirmando que varejistas são probidos de "criar, modificar ou postar conteúdo relacionado a seus produtos ou serviços". Naturalmente, as avaliações devem ser feitas por clientes reais, justamente para que as opiniões e estrelas dadas sejam uma fonte confiável de informação, e não só mais um meio por onde as empresas possam fazer propaganda positiva de seus produtos.

Post a Comment