DECEA restringe ainda mais voos de drones próximo ao aeroporto de Congonhas

O DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) aumentou as restrições de voo de drones ao redor do aeroporto de Congonhas, devido a três ocorrências registradas nos anos de 2017, 2018 e, mais recente, em 2019. Agora, a restrição atinge um raio de 5,4 km, ou três milhas náuticas, acima de 30 metros de altura.

Segundo o Coronel Aviador Jorge Humberto Vargas Rainho, coordenador do assunto no DECEA, o objetivo da medida é evitar que a segurança do espaço aéreo brasileiro seja afetada. A restrição também será aplicada para voos recreativos acima de 2 km, mas o eixo de aproximação de decolatem continua em 9 km.

O coronel revela ainda que, infelizmente, os setores recreativo e profissional são afetados por ações de pilotos que descumpriram as regras. "Mantemos o nosso compromisso com a segurança das operações e não vamos abrir mão disso. Cada vez mais torna-se necessário entender que drones não são brinquedos e que demandam responsabilidade em sua operação.

A restrição já está em funcionamento desde o dia 14 de janeiro, sem previsão para acabar.

DECEA restringe ainda mais voos de drones próximo ao aeroporto de Congonhas DECEA restringe ainda mais voos de drones próximo ao aeroporto de Congonhas Reviewed by Rosiel Victor on janeiro 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário