Nova técnica da Google ajudou a remover milhões de reviews falsos da Play Store

Uma das maiores vantagens da Google Play Store é a enorme quantidade de aplicativos existentes na loja. Você pode literalmente achar de tudo por lá, e nas mais diversas faixas de preço — até mesmo sem precisar pagar nada. Mas, também por causa disso, às vezes se torna difícil escolher algo que seja realmente bom — e muitas vezes nem é possível confiar nos reviews, já que a loja está cheia de resenhas falsas feitas para melhorar o ranking de alguns aplicativos.

É por isso que a Google tem se esforçado para eliminar todas as análises falsas de sua loja de aplicativos. No momento, a empresa possui três categorias diferentes para reviews que podem potencialmente atrapalhar os usuários. Uma delas é a de conteúdo impróprio, categoria onde ficam os reviews com xingamentos, discursos de ódio ou que falam sobre outras coisas que não do aplicativo em si. Além desta, há também a categoria de reviews falsos, que são as criados por perfis falsos para aumentar o ranking de um aplicativo ou diminuir a nota média de um app concorrente. A terceira é a de reviews incentivados, que são aqueles feitos por usuários reais, mas que foram pagos em dinheiro ou vantagens dentro do aplicativo para fazer uma avaliação boa do app.

Para combater essas práticas, a Google começou neste ano a utilizar um sistema que combina algoritmos de aprendizado de máquina com o uso de moderadores humanos. Enquanto o algoritmo é usado para detectar os reviews que se adequem a qualquer uma das três categorias de comentários nocivos, os moderadores humanos revisam o trabalho das máquinas e garantem que o algoritmo está sempre atualizado com as últimas tendências da criação de reviews falsos.

E o processo já vem dando resultado. De acordo com a Google, nas últimas semanas foram apagados da Play Store milhões de reviews falsos. O esforço também possibilitou que a empresa descobrisse e removesse da loja alguns milhares de aplicativos que continham conteúdo malicioso, como malwares usados para roubar senhas e dados pessoais do usuário.

Ainda que o uso da tecnologia esteja ajudando a empresa, ela pede que os usuários continuem a ajudando a identificar reviews falsos. Caso algum comentário no aplicativo fira alguma das regras do Google, você pode marcá-lo como “Spam” ou “Inapropriado” para que a empresa verifique mais rapidamente o conteúdo dele. E, no caso de um desenvolvedor que possui um app na loja e desconfia estar sendo alvo de review bombing (prática em que centenas ou milhares de reviews falsos com notas baixas são usados para diminuir o ranking do aplicativo), é possível pedir que a Google revise comentários específicos através do console do desenvolvedor da Play Store.

Nova técnica da Google ajudou a remover milhões de reviews falsos da Play Store Nova técnica da Google ajudou a remover milhões de reviews falsos da Play Store Reviewed by Rosiel Victor on dezembro 20, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário