iPhones mais caros deverão, agora, ser produzidos na Índia

A Apple vai começar a produzir seus iPhones topo de linha na Índia, em contrato com a Foxconn a partir do começo do ano que vem. Isso é o que informou uma fonte interna da empresa à agência de notícias Reuters.

A fornecedora vai ampliar uma fábrica em Sriperumbudur, no sudeste do estado de Tamil Nadu. Segundo a fonte, a Foxconn vai investir cerca de US$ 365 milhões para produzir os aparelhos para o mercado indiano. Atualmente, a fábrica também produz aparelhos para a Xiaomi no país.

A fábrica deve se focar em fazer os principais modelos de iPhones, provavelmente, sempre os atuais e os do ano passado. No caso de 2019, provavelmente, serão produzidos os novos aparelhos do ano que vem além da linha XR e XS, X e 8.

Os modelos mais antigos como os SE e os 6s devem ser direcionados para a fábrica da Wistron em Bengaluru. O curioso é que a produção de aparelhos topo de linha pode não ser o mais forte do mercado indiano, conhecido pelo baixo poder aquisitivo dos usuários e a preferência por modelos de entrada. Segundo levantamento da Counterpoint, agência de pesquisa de mercado, mais da metade dos iPhones vendidos no país foram anteriores ao iPhone 8 em 2018.

A expectativa é de que a produção local ajude a aumentar a fatia de vendas do iPhone X, também.

Fuga da China

Este pode ser um passo também para ajudar a Apple a amenizar possíveis novas taxas de produção dos aparelhos e fugir de conflitos entre EUA e China. No fim do ano, o presidente Donald Trump disse que poderia taxar a importação de iPhones vindos do país asiático.

Isso fez com que a Foxconn começasse a pensar em alternativas como a intenção de mudar fábricas para o Vietnã.

Junto disso, vale lembrar que a Apple ainda vive o pesadelo chinês como banimento de iPhones abaixo do X no país por conta de quebra de patentes da Qualcomm.

Até o momento, ainda não é possível saber se a Apple pretende mudar toda sua base de produção para a Índia buscando burlar estes problemas com a China. Contudo, este é um movimento possível, já que a Foxconn está ampliando uma fábrica para produção de aparelhos topo de linha em um país com histórico de compras de devices de entrada.

A estimativa é de que a manobra gere 25 mil postos de trabalho no país. Tanto a Apple quanto a Foxconn se negaram a comentar as negociações. Assim, até que ambas se pronunciem, é difícil ter certeza sobre o que ambas companhias pretendem com esta mudança.

iPhones mais caros deverão, agora, ser produzidos na Índia iPhones mais caros deverão, agora, ser produzidos na Índia Reviewed by Rosiel Victor on dezembro 27, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário