Musk causa polêmica ao afirmar que ninguém muda o mundo trabalhando 40h semanais

Conhecido não só pelas empresas que cria mas também por suas declarações polêmicas, Elon Musk é um notório defensor de que as pessoas devem todas levar uma vida como a dele, trabalhando muitas horas todos os dias e dormindo bem pouco. E, pelo jeito, descobriu ontem que não é todo mundo que concorda com essa filosofia.
Em uma série de tweets postados nesta segunda (26), nos quais elogia diversas das empresas que criou, Musk chega a afirmar que existem empresas melhores para se trabalhar, mas que ninguém mudou o mundo trabalhando quarenta horas por semana.
There are way easier places to work, but nobody ever changed the world on 40 hours a week
— Elon Musk (@elonmusk) 26 de novembro de 2018
O tweet foi prontamente rechaçado por diversos usuários da plataforma, que lembraram o bilionário que pessoas já morreram por excesso de trabalho, que não dormir o suficiente diminui a capacidade de raciocínio, e que mudar o mundo tem muito mais a ver com o impacto de suas ações do que, propriamente, com o tempo que você gasta para completá-las.
Lack of sleep and recharge times lowers performance. Smart people get a lot done in less time. Changing the world is not in hours, it is in impact. This is a ridiculous comment.
— Patty B. Lamprinakos (@PBLamp) 27 de novembro de 2018
If one works 80 hours a week, meaning 40 hours of overtime, for four weeks, then that would be 160 hours of overtime. This woman in Japan died of overwork after logging 159 hours of OT in one month. https://t.co/kvIka1iiKl
— Jana Monji: The Dragon Lady 🐉 from Pasadena (@janamonji) 27 de novembro de 2018
Outras pessoas fizeram apontamentos bem mais específicos e factuais, como uma usuária que lembrou que as pessoas que lutaram e morreram para a definição de uma jornada de trabalho de apenas 40h semanais mudaram o mundo. Outro exemplo usado foi o de Alexander Flemming, que só descobriu a penicilina (algo que revolucionaria a medicina) porque saiu de férias e esqueceu de limpar uma placa de Petri, o que ocasionou a aparição dos fungos responsáveis pela criação da substância que se tornaria a penicilina. Se ao invés de sair de férias Alexander tivesse trabalhado longas noites, era possível que doenças como tuberculose ainda demorassem alguns anos para serem curadas.
The people who fought for (including those who died) the 40 hour work week changed the world. It helped ensure corporate shills like you don't exploit people's work like you'd wish to. The labor movement is bigger than whatever self-serving agenda you're trying to achieve, buddy.
— Diana Hussein (@heyadiana) 27 de novembro de 2018
Please. Someone once changed the world by going away on holiday and letting his petrie dishes get all dirty https://t.co/MFX7XMjfQE
— Janina Matthewson (@J9andIf) 27 de novembro de 2018
Ainda que Musk defenda uma jornada de 120 horas por semana com apenas 6h de sono ao dia, esse ritmo não é recomendado por nenhum médico sério. Existem dezenas de estudos que relacionam trabalhar longas horas e dormir pouco com o aumento do risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, doenças crônicas como Alzheimer, danos ao sistema imunológico e o aumento de casos de ansiedade e depressão.
De Jogador 013
Ver Completo

Post a Comment