Cientistas confirmam que existe um buraco negro supermassivo na Via Láctea

Poderia ser só o nome de uma canção de uma banda de rock inglesa, mas o “buraco negro supermassivo” realmente existe e está localizada bem no centro da Via Láctea, a nossa galáxia. É isso o que afirmam cientistas do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês).

A comprovação da existência do buraco negro supermassivo foi feita através de um instrumento de gravidade chamado “Very Large Telescope” (“Telescópio Muito Grande”, em tradução livre).

Até então, existia apenas a suspeita de que a Sagitário A* (uma fonte de rádio astronômica brilhante e muito compacta que habita o centro da Via Láctea) fosse um buraco negro supermassivo. O que os cientistas apenas presumiam, porém, estava mais do que correto.

Em declaração oficial, o ESO explicou que um grupo de cientistas de várias instituições europeias observou que muitas explosões radioativas estavam emanando da Sagitário A*. Após observarem vários objetos orbitando perto da Sagitário A*, em especial uma estrela chamada S2, os pesquisadores constataram três explosões a 30% da velocidade da luz.

“Estávamos monitorando de perto a S2 e, é claro, sempre ficamos de olho no Sagitário A*”, disse Oliver Pfuhl, cientista do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre. “Durante nossas observações, tivemos a sorte de notar três chamas brilhantes ao redor do buraco negro – foi uma coincidência de sorte!”

O cientista ainda acrescenta: “É incompreensível ver o material orbitando um enorme buraco negro a 30% da velocidade da luz. A tremenda sensibilidade do [instrumento de] gravidade nos permitiu observar os processos de acreção em tempo real com detalhes sem precedentes”.



De Jogador 013
Ver Completo
Cientistas confirmam que existe um buraco negro supermassivo na Via Láctea Cientistas confirmam que existe um buraco negro supermassivo na Via Láctea Reviewed by Rosiel Victor on novembro 01, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário