NASA recupera giroscópio do Hubble que estava sem funcionar há sete anos
No início de outubro, o telescópio espacial Hubble precisou entrar em modo de emergência após mais um de seus giroscópios apresentar problemas. No total, o telescópio possui seis giroscópios, sendo capaz de se manter estável por longos períodos de observação com um mínimo de três funcionando — e com este último defeituoso, o Hubble se viu com apenas dois giroscópios operantes, o que inviabilizou seu bom funcionamento.
A NASA, então, disse que iria tentar recuperar um giroscópio que apresentou problemas anteriormente, tendo sido desativado, mas que, em teoria, poderia voltar à vida. Dito e feito: a agência espacial conseguiu retomar o funcionamento deste giroscópio que estava parado há sete anos.
Agora, "a equipe de operações do Hubble planeja executar uma série de testes para avaliar o desempenho do giroscópio sob condições semelhantes às encontradas durante observações científicas rotineiras, incluindo a mudança de alvos, o bloqueio de um alvo e a execução de precisão", declarou a agência. Depois de tais testes, é esperado que o telescópio espacial retome suas operações normalmente.
Vale lembrar que o Hubble está na ativa desde 1994, tendo sido lançado em 1990, mas começando a funcionar devidamente só quatro anos depois porque apresentou um problema em seu enorme espelho. Após o reparo, o telescópio espacial começou a registrar as belíssimas imagens do espaço que tanto nos admiram. A NASA esperava que o Hubble funcionasse por pouco mais de 10 anos; contudo, ele se mostrou um verdadeiro guerreiro, superando adversidades mesmo no ano de 2018. Quem substituirá o Hubble em sua missão de continuar fotografando galáxias, nebulosas e demais objetos espaciais será o telescópio espacial James Webb, que deve ser lançado em 2021.
De Games
Ver Completo
Post a Comment