Força Aérea Brasileira treina policiais para fiscalização de drones

Depois de drones terem causado o fechamento temporário de aeroportos no Brasil, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), está treinando policiais civis e militares em estados brasileiros para que eles possam fiscalizar o uso de drones no território nacional.

Jorge Vargas, da FAB, explica: "Nós estamos desenvolvendo um trabalho com as polícias locais nos estados para que eles próprios possam utilizar drones em suas operações, e também possam atuar na fiscalização de aeronaves e contribuir para a segurança do espaço aéreo".

Entre os incidentes envolvendo drones em nosso país, o mais expressivo deles aconteceu em novembro do ano passado, quando um avião que estava prestes a pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, alertou a torre de comando avisando que um drone sobrevoou uma das pistas de pouso e decolagem. Por isso, o aeroporto precisou ser fechado por duas horas, o que resultou no atraso de 49 pousos e duas decolagens.

Mas problemas do tipo também aconteceram em 2018. Em março, no Salgado Filho (RS) e no Santa Genoveva (GO), drones também atrapalharam as operações dos aeroportos em questão. Ainda, em setembro, o aeroporto de Confins (MG) foi fechado por vinte minutos também por conta de um drone sobrevoando as instalações.

A Polícia Federal, junto à FAB e a ANAC, está investigando todos os casos e, com o novo treinamento para policiais locais nos estados, espera-se que a incidência de situações do tipo acabe diminuindo.



De Jogador 013
Ver Completo
Força Aérea Brasileira treina policiais para fiscalização de drones Força Aérea Brasileira treina policiais para fiscalização de drones Reviewed by Rosiel Victor on outubro 31, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário